A Norma Regulamentadora – NR13 estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.
Quando se tratando sobre autoclave, a NR13 estabelece os requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural das autoclaves nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e saúde dos trabalhadores.
Devido a autoclave utilizar vapor saturado sob alta pressão e temperatura, ela é considerada como vaso de pressão. Sendo considerado como vaso de pressão, que utiliza de um fluído de categoria C (vapor de água), e está classificado como pertencente ao grupo de potencial de risco 5.
São classificados como vasos de pressão, todos reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais em processos que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a 24 pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa.
Os aspectos avaliados na inspeção são:
Integridade interna e externa da câmara e carenagem;
Documentos de rastreio, constando registro de segurança, prontuário técnico e relatório da última inspeção;
Integridade das válvulas de segurança.
A periodicidade da inspeção obrigatória pela NR13, em um vaso de pressão, vai variar de acordo com o tipo de fluído e potencial de risco com o qual o vaso de pressão trabalha. As autoclaves estão classificadas dentro da categoria V, assim necessitando de uma inspeção de conformidade com a NR-13 a cada três anos.
Nós da Wmed trabalhamos conforme a NR13, fornecendo uma inspeção de qualidade em sua autoclave. Assegurando assim os todos os parâmetros fiscalizados e obrigatórios.